sexta-feira, 29 de maio de 2009

REINVENTAR EM JOINVILLE CONTRA O AUMENTO !

Movimento Reinventar de Joinville - Santa Catarina - está na luta contra o aumento abusivo do preço das passagens de ônibus.
Em um misto de ex-guerrilheiros, intelectuais, um largo setor da Igreja Católica e, fundamentalmente, o movimento operário do ABC, nascia em 1980 o partido dos trabalhadores. Partido que, juntamente com outros representavam na época os anseios da classe trabalhadora.
Num pragmatismo governista acabamos diversas vezes presenciando o partido dos trabalhadores rasgar suas bandeiras históricas aliando-se a burguesia e sendo um instrumento de subserviência a favor dos capitalistas contra a classe trabalhadora.
Em Joinville, Santa Catarina, não foi diferente. Eleito sob discurso de mudança, o prefeito petista Carlito Merss, nos seus cinco primeiros meses de governo, abaixa a cabeça aos patrões das empresas de transporte coletivo urbano, e concede a estes que já exploram o serviço há 40 anos (muitos deles ilegalmente), o maior aumento dos últimos tempos, 12,2%.
Na manhã da última segunda-feira o joinvilense acordou pagando uma das tarifas mais caras do Brasil, R$ 2,30 comprado no terminal, e R$ 2.70 embarcada. Em campanha o prefeito Carlito Merss prometeu clareza nas planilhas pouco confiáveis apresentadas pelas empresas, o que não aconteceu já que o aumento foi concedido sem que nenhuma auditoria fosse realizada.
Gerando a fúria da massa joinvilense, este ato irresponsável fez com que diversos movimentos sociais, partidos políticos, juventudes partidárias e o movimento estudantil da cidade se unissem formando a "frente ampla contra o aumento" que desde a última segunda realizaram juntos mais de 10 atos, levando às ruas milhares de joinvilenses.
Para a estudante Bruna Albarnaes - Coordenadora Municipal do Movimento Reinventar: ''O executivo fez com que o prefeito esquecesse de toda sua luta, porém a classe estudantil juntamente com a classe trabalhadora sempre foram a vanguarda dos movimentos revolucionários e, independente de momento histórico, conjutura.. continuará sendo, e jamais se resignará".
As mobilizações não pararão enquanto o aumento não for revogado, e o movimento reinventar se faz presente na luta ao lado dos estudantes e da classe trabalhadora!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Reinventar mostra força em Caxias do Sul - RS

No ultimo dai 18 foi realizada a eleição dos três delegados que representarão a FSG (Faculdade da Serra Gaúcha) no 51° CONUNE. Duas chapas estavam escritas na disputa, que ocorreu com exíguo prazo para inscrições.
Esta foi a segunda chamada para o processo, que deveria ter ocorrido no início do mês, conforme previsto no site da UNE. Ocorre que, naquela feita, apenas a chapa Reiventar inscreveu-se em tempo hábil e, de um dia para outro (literalmente), as datas foram modificadas no site e um novo edital foi feito.
Mesmo contrariados com a manobra, os estudantes do Movimento Reiventar em Caxias do Sul permaneceram atentos e tornaram pública a forma tortuosa como o processo estava sendo conduzido.
Apesar da pouca estrutura e de estar competindo contra grupos de estudantes 'profissionais', os estudantes obtiveram uma grande vitória política, conseguindo 49,3 % do total de votos.
Com o resultado, o grupo indica 1 delegado para o Conune e inaugura sua participação dentro da Faculdade, que contará com eleições para o DCE dentro de poucos meses.
Segundo o estudante Leonel Ferreira, o próximo desafio do Movimento Reiventar em Caxias do Sul é a eleição para tiragem de delegados na UCS (Universidade de Caxias do Sul), onde a campanha já começou e a mobilização está a todo vapor.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

REINVENTAR FAZ HISTÓRIA NA AMES-RIO

O Movimento Reinventar carioca que compõe a Associação Municipal de Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro desde novembro de 2007, teve uma participação histórica durante o 20º Congresso da entidade, que ocorreu no dia 09 de maio, na Escola Técnica Estadual República.
Com cerca de 200 jovens das mais variadas correntes ideológicas. Dentro desse universo, a bancada do REINVENTAR, era composta por cerca de 60 jovens estudantes.
O trabalho de base do REINVENTAR refletiu no tamanho e na qualidade politica da bancada. que com seus cerca de 45 delegados presentes, representando aproximadamente 25 mil estudantes de toda a cidade do Rio de Janeiro.
Linha Política – Os jovens do Movimento Reinventar defenderam nossas bandeiras durante o Congresso, fazendo intervenções nos Grupos de Discussão e nas plenárias internas. Isso foi determinante na aprovação de moções e resoluções que refletem o pensamento do Movimento Reinventar. Tais como aprovação do modelo educacional e pedagógico dos CIEP's como o modelo de educação defendido pela AMES, moção de repúdio a politica privatista da educação representada pela Lei das OS's - Lei Municipal récem aprovada que entrega parte dos serviços de educação, saúde, esporte e cultura a ONG's. Também foi aprovada a criação de uma Diretoria de Ensino Integral na Executiva da Entidade, fato inédito no Brasil. Além de uma Caravana da AMES para mobilizar a galera na luta contra as cotas na Meia Entrada.
Plenária Final e Eleição – Ao final da tarde, após debates e articulações as delegadas e delegados do 20º Congresso da AMES elegeram a chapa AMES 70 ANOS A LUTA CONTINUA por aclamação. A Chapa representa a força da unidade do Movimento Estudantil carioca e foi composta pelos movimentos Reinventar, Agora Só Falta Você, Mudança, Ousadia e Madeira de Lei que Cupim Não Rói. Todo o processo foi dirigido pelo Coordenador Estadual do REINVENTAR, Bruno Franco e pelo Secretário Geral da AMES, William Rodrigues.
Reinventar na Direção – O REINVENTAR passa a ter três representantes na Direção Executiva da Entidade. O estudante William Rodrigues (FAETEC) que foi reconduzido a Secretária Geral. A jovem Cristina Santos do Colégio Estadual Central do Brasil que assume a Diretoria de Ensino Integral e o Companheiro Joilson Fernandes para Diretoria de Relações Institucionais. Além de mais 05 indicações na Diretoria Plena da AMES.